website maker

                


Criando nossos filhos

por Erika Martorelli Terapeuta Holística

A falta de experiência e de um “manual de instruções” faz com que a criação de nossos filhos seja uma verdadeira roda vida e acabamos por não dar atenção à real necessidade deles. Somos o que aprendemos com os nossos pais, com as pessoas ao nosso redor e com todas as experiências que passamos, principalmente na infância, gerando um “padrão de comportamento”.

Padrão de comportamento
O padrão de comportamento é gerado no bebê ou na criança como forma de sobrevivência no mundo, uma forma de defesa. E se observar, muitos dos nossos padrões se repetem nas histórias de nossos antepassados, pais, avós, bisavós... Em algum momento lá atrás, chegamos a prometer que com os nossos filhos seria diferente, que seriamos diferentes, mas quando vemos, lá estamos nós fazendo tudo igual, repetindo a história, repetindo o padrão. 
Por que isso acontece? 
Porque esse “padrão de comportamento” está impregnado em nossas células. É a tal memória celular. É o que conhecemos e a única forma que sabemos fazer. É isso ou fazer totalmente o contrário - a outra polaridade. Por exemplo: um filho de pais muito repressores apresenta predominantemente dois tipos de tendência: repetir o padrão e fazer igual porque não sabe fazer diferente ou fazer totalmente o oposto e ser permissivo além da conta.
Nenhuma das duas atitudes é saudável: a primeira pode resultar num adulto que dificilmente se arriscará, um adulto que se priva, limitando seus objetivos, limitando sua vida. A segunda, apesar da total liberdade, pode gera um adulto invasivo, que não tem consciência de limites. O saudável é achar o meio termo. 
E como fazer isso? 
Ninguém muda ninguém. Só podemos mudar nós mesmos! Mudar sua dinâmica implica indiretamente em mudar a dinâmica daqueles que estão ao seu lado. É neste ponto que a terapia pode ser muito útil e pode encurtar o caminho para que você descubra como e porque chegou neste ponto. A terapia é grande chance de fazer uma viagem para dentro da sua história, ajudando a dar o primeiro passo naquilo que precisa ser mudado. Além de recuperar a auto-estima e descobrir novas alternativas. Para ensinar seus filhos a fazer diferente, é necessária experiência que só é possível com a ampliação da consciência. Partindo do princípio de que somente um EU melhor pode criar um mundo melhor, pessoas melhores podem criar filhos melhores. 
"Quando você muda a maneira como olha para as coisas, as coisas para as quais você olha mudam. -(Wayne Dyer)

Tags: padrão de comportamento, felicidade, criando filhos, padrões, mudança, mundo melhor, terapia.

Mobirise

Tudo igual. Tudo diferente

Hoje, vi meus filhos entrando no carro para a escola. Depois de 20 dias... LEIA MAIS

Mobirise

Eu, líder da minha vida

Participar do Leader Training foi uma experiência única. A proposta da vivência é... LEIA MAIS

Mobirise

O prazer de estar completamente vivo

Ainda hoje é pouco conhecido o fato de que nosso corpo expressa a nossa... LEIA MAIS

Espaço Mercúrio

Rua Botucatu, 454
V. Clementino - São Paulo - SP
Tel: (11) 5908-0091 

Zyon Cursos e Terapias

Rua Quararibeia, 312
Vila Isa - São Paulo - SP

Contato

[email protected]
WhatsApp: (11) 99933-7473
                 Tel: (11) 99594-2894